13.2.06

Viva! Estou conseguindo escrever!!!

Este computador bloqueia o site blogger.com, nao sei por quê... Mas através da página dos comentários (e depois de escrever um comentário no meu próprio blog explicando que nao conseguia escrever... está lá, no penúltimo post, podem ver) eu consegui entrar e escrever pra vcs!!!

E também arrumar o último post que estava uma bagunça... Só o fato do perfil estar lá embaixo e nao aqui do lado onde deveria estar eu nao consegui arrumar ainda, mas isso é o de menos.

Estou escrevendo de Barcelona. Eu cheguei ontem, de trem, depois de perder o único trem direto Madri-Barcelona que nao estava lotado e para o qual já tinha comprado a passagem e ter que pagar por outra reserva, ir pra outra cidade e de lá pegar um trem pra cá... perdi o dia viajando, cheguei exausta e toda dolorida na estaçao, peguei o metrô, tudo como o guia mandava para chegar ao albergue, e quando saí da estaçao estava tendo uma festa na rua com bonecos gigantes e uma banda tocando na praça. Surpresa interessante (o albergue fica a dois quarteiroes dessa praça, mas claro que eu nao achei o nome das ruas e saí andando pro lado errado e fui parar no porto!)

O metrô é meio mal cuidado, mas as pessoas sao simpáticas e duas vezes que me viram com a mochilona nas costas procurando as placas com o nome das ruas (que na Europa nem sempre sao evidentes e nem todas as esquinas têm) vieram me perguntar onde eu queria ir, se precisava de ajuda...

Já andei bastante por La Rambla e na regiao moderna do Porto (onde o mais interessante era mesmo a água... Lá tem um shopping metido a chique, cinemas e muitas gaivotas, nada muito interessante... Ah, tem um aquário também) e visitei a loja de departamentos El Corte Ingles (parece fútil, mas é um clássico em toda a Espanha, e o tamanho do prédio da principal filial de Barcelona me impressionou. Mas nao comprei nada...). Fiquei um tempao namorando uns quebra-cabeças (nao, eu nao aprendi a liçao da última vez!); tem vários com quadros famosos, muitos dos quais eu vi em Barcelona, além do clássico castelo de Neuschuanstein (nao sei se escrevi direito), desta vez com CINCO MIL peças, e um mega quebra-cabeça com um quadro religioso de DEZOITO MIL!!! Merece ser comentado aqui, concordam?

Ah, e aqui a língua que menos se ouve nesta cidade é o espanhol. Principalmente porque na Rambla e outros pontos turísticos o que mais tem sao estrangeiros falando inglês, francês, japonês e até brasileiro, mas também porque o catalao é muito presente: é a língua que se fala no metrô quando a gravaçao anuncia o nome da estaçao, está na maioria dos cartazes e nomes de lojas... As propagandas e indicaçoes em geral costumam ser bilíngues, e quando nao sao os ativistas cataloes (catalaes?) chiam; vi muitos cartazes com propaganda de filmes em espanhol com adesivos em catalao dizendo "este anúncio discrimina a nossa língua!".

A catedral é bastante interessante, tem uma área com um jardim com gansos e uma fonte e é bem bonita por dentro, infelizmente por fora está sendo reformada e está toda coberta. Aliás, tinha um cara vestido de Jack (do Nightmare Before Christmas) na praça do lado de fora, tirei uma foto pra vc Verena!

Por enquanto, a única coisa que eu vi do Gaudí foram as lâmpadas da Plaça Reial (sim, é assim mesmo o nome, nao foi erro meu nao!)

Agra eu vou jantar, quero provar uma pizza-cone (isso mesmo, uma pizza em forma de cone). Amanha eu devo alugar uma bicicleta, parece ser a forma mais prática de andar por aqui. Será que assim meus pés doem menos??

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Mariana
Venho acompanhando o seu blog com muito interesse. Está se tornando um maravilhoso guia de viagem que dá vontade de estar aí vendo e sentido todas essas maravilhas como voce descreve com graça e seriedade.Continue aproveitando desse jeito e nos fazendo acompanhar junto com voce
beijos
Sua prima
maria Christina

14.2.06  
Anonymous Anônimo said...

Olá,Mariana,
Creio que Barcelona traz consigo uma enorme expectativa, tanto já se disse e se comentou das belezas e do jeitão único da cidade. Talvez seja melhor tentar fugir dessas expectativas e procurar simplesmente conhecer a cidade aos poucos, sentindo o seu jeito de ser ao longo desta semana. Daí você escreve e conta como é que foi. Depois, é a Itália. E novas paisagens, novas arquiteturas, novas coisas lindas para ver, novos jeitos de ser. E nós "pongando" na sua viagem.
Beijos
Gaú e Yves

14.2.06  
Anonymous Anônimo said...

Má,

Quando eu li sobre o cara fantasiado de Jack, eu pensei "Que lindo!"!!! Mas depois eu vi q vc se lembrou de mim ao vê-lo, e isso é milhões de vezes mais lindo q o Jack!!! Não conta para ele, mas foi mais lindo até q o Jareth (tô falando do original!!!

Tô morrendo, morendo, morrendo de saudades!!!!

Trilhões de bjos!!!

15.2.06  

Postar um comentário

<< Home